M-A-Mergers-and-Aquisictions

M&A Mergers & Acquisitions

Os benefícios das fusões e aquisições M&A são claros, mas e quanto ao seu ROI? Quais as fusões e aquisições podem beneficiar seu negócio?

Mergers & Acquisitions (M&A) Estratégias para aumentar a receita das empresas

M&A

O que é M&A?

M&A é a sigla para Mergers & Acquisitions, que significa “Fusões e Aquisições” (F&A) em português.

Mergers & Acquisitions (M&A) são processos que auxiliam as empresas na aquisição ou venda de outras empresas. Elas também podem ajudar na abertura de capital, reestruturação ou reorganização financeira. Ambos os processos envolvem a compra de uma empresa por outra empresa ou entidade. Embora fusões e aquisições sejam comumente usadas para se referir tanto a fusões como a aquisições, é importante observar que os dois termos não são intercambiáveis. As fusões reúnem duas empresas como acionistas da mesma empresa, enquanto que uma aquisição requer a compra imediata de uma empresa. Saiba tudo o que você precisa saber sobre fusões e aquisições M&A a partir de exemplos de processos e dicas internas.

 

Fusões

Uma fusão é um tipo de combinação comercial em que duas empresas se unem sob uma única entidade corporativa. É um tipo de aquisição e se distingue de uma aquisição na medida em que é uma mudança de propriedade de uma empresa por outra empresa por meio de uma mudança da propriedade majoritária das ações da empresa alvo, enquanto que uma aquisição é uma mudança de propriedade de uma empresa por meio de um acordo contratual entre duas partes. O objetivo de uma fusão é reunir os recursos e habilidades de duas empresas para criar um negócio mais poderoso e viável. As empresas frequentemente escolhem a fusão como uma forma de lidar com um ambiente de negócios em mudança, como o declínio da lucratividade no mercado. Uma fusão também pode ser usada para criar uma empresa maior que possa competir mais efetivamente com empresas maiores. As fusões são freqüentemente usadas por grandes empresas como um método para expandir seus negócios. Uma empresa pode querer diversificar suas operações, obter economias de escala ou aumentar sua participação no mercado. Em contraste, as fusões também podem ser usadas por pequenas empresas para fortalecer sua posição em um mercado através da combinação de forças com uma empresa maior.

 

Aquisições

Uma aquisição é a compra de uma empresa por outra. É também a mudança de propriedade de uma empresa quando um novo proprietário assume o controle. No mundo dos negócios, uma aquisição é a compra de uma empresa por outra empresa. A empresa que está sendo comprada é chamada de empresa-alvo. Quando uma empresa adquire outra empresa, ela compra as ações dessa empresa. Quando uma empresa compra outra empresa, ela compra todos os ativos da empresa e assume todos os passivos da empresa. As aquisições podem ser amigáveis ou hostis. Uma aquisição amigável é uma aquisição em que a administração da empresa alvo apóia a aquisição e pode até estar envolvida nas negociações. Uma aquisição hostil é uma aquisição na qual a administração da empresa alvo não apóia a aquisição e pode tentar descarrilar a aquisição de qualquer forma possível.

 

 

Processo de Mergers & Acquisitions M&A e Lista de Verificação de Due Diligence

Há muitas etapas envolvidas em uma operação de Mergers & Acquisitions (M&A). Embora cada transação seja única com base nas duas empresas envolvidas, a seguinte lista de verificação representa uma lista comum e recomendada de etapas para uma transação de fusões e aquisições bem sucedida. – Selecionar e abordar a empresa alvo: Encontre a empresa que deseja adquirir ou fundir-se com ela. A maneira mais comum de encontrar uma empresa a ser adquirida é através de um corretor ou um intermediário que tenha uma grande base de dados de potenciais alvos de aquisição. – Faça sua devida diligência: Antes de assinar um acordo para aquisição da empresa, certifique-se de investigar a empresa minuciosamente e assegurar-se de que ela se ajuste bem ao seu negócio. – Negocie o acordo: Uma vez que a empresa alvo concorda em ser adquirida, você deve negociar um contrato de aquisição. Certifique-se de que você e a outra empresa entendam os termos e condições do contrato, uma vez que o contrato será juridicamente vinculativo. – Obtenha aprovação: Mergers & Acquisitions M&A requerem aprovação dos acionistas e/ou do conselho de administração da empresa adquirente. Certifique-se de seguir os procedimentos da empresa para obter aprovação para o negócio de fusões e aquisições M&A. – Finalize os procedimentos: Uma vez que os acionistas e/ou os membros do conselho aprovem a transação de M&A, certifique-se de finalizar os detalhes da aquisição. – Encerramento e integração: Uma vez finalizada a transação, você deve fechar a transação e integrar a empresa adquirida à sua empresa. Certifique-se de seguir os procedimentos para fechar a transação e certifique-se de seguir os procedimentos de due diligence durante a fase de fechamento.

 

Tipos de fusões de empresas

– Fusões de conglomerados: As fusões de conglomerados são fusões entre duas ou mais empresas em setores diferentes para criar uma empresa corporativa grande e diversificada. – Fusões Horizontais: Uma fusão horizontal é um tipo de fusão entre dois concorrentes no mesmo setor. – Fusões Verticais: Uma fusão vertical é um tipo de fusão entre duas empresas que produzem diferentes estágios de um produto ou serviço, como uma empresa que reúne petróleo bruto e uma empresa que refina o petróleo bruto em gasolina. – Fusões de Extensão de Produtos: Uma fusão de extensão de produto é um tipo de fusão em que uma empresa adquire uma empresa em um novo campo de produtos a fim de ampliar sua linha de produtos. – Fusões de Aliança Estratégica: Uma fusão de aliança estratégica é um tipo de fusão em que duas empresas formam uma aliança estratégica que proporciona a cada empresa benefícios não disponíveis, operando como empresas separadas.

 

Tipos de aquisições de empresas

Compra de ativos: Em uma compra de ativos, a empresa compradora compra os ativos da empresa alvo sem comprar os passivos da empresa alvo. – Aquisição da empresa holding: Em uma aquisição de uma holding, a empresa adquirente adquire as ações da empresa alvo, mas não assume o passivo da empresa alvo. – Indivíduo privado: Em uma aquisição privada, uma parte externa adquire mais de 50% das ações de uma empresa pública para tomar a empresa privada. – Aquisição de ações: Em uma aquisição de ações, a empresa compradora compra as ações da empresa alvo e assume o passivo da empresa alvo.

 

Quando é o melhor momento para fundir ou adquirir?

Você pode decidir quando fundir ou adquirir com base nas necessidades e objetivos específicos de sua empresa. As fusões e aquisições são mais comuns durante períodos de alta atividade econômica. As fusões e aquisições reúnem duas empresas fortes e, portanto, é mais provável que elas ocorram quando a economia está forte. Economias fortes significam que os consumidores e as empresas têm mais dinheiro para gastar em produtos e serviços. Mas as fusões e aquisições também são eventos de risco. Quando a economia está forte, os líderes das empresas podem estar mais dispostos a assumir o risco de fundir ou adquirir outras empresas. Entretanto, as fusões e aquisições não são motivadas apenas por razões econômicas. Elas podem ser iniciadas por empresas que reconhecem uma oportunidade de reunir ativos complementares ou integrar operações para melhorar a eficiência.

 

Erros comuns cometidos durante fusões e aquisições

Há muitos exemplos de fusões e aquisições que não aconteceram como planejado. Entretanto, há alguns erros comuns cometidos durante as fusões e aquisições que podem ser evitados. Estes incluem: – Não ter razões convincentes para a aquisição: O fator mais essencial que decide o sucesso ou o fracasso de qualquer fusão ou aquisição é o motivo pelo qual você está fazendo isso. – Não fazer a devida diligência: A due diligence é o processo de investigação de uma empresa antes de comprá-la. Este processo inclui a análise dos ativos, passivos, receitas e despesas da empresa. Se você não fizer a devida diligência, você pode acabar pagando mais pela empresa do que ela realmente vale. – Não mantendo a cultura da empresa intacta: As fusões e aquisições são geralmente motivadas pela necessidade de aumentar as receitas e os lucros, expandindo as operações e aumentando a participação no mercado. Entretanto, é importante assegurar que a cultura da empresa adquirida seja preservada e permaneça intacta. – Não integrar a empresa adquirida em sua organização: Ao fundir ou adquirir outra empresa, você precisa integrar os funcionários da empresa adquirida em sua organização.

Conheça nosso serviço de fusão de empresas

Baixe o ebook Mergers & Acquisitions M&A

 

Aquisições vs. Fusões: Quando usar qual processo?

As aquisições são comumente usadas como um método para expandir as operações comerciais de uma empresa para uma nova indústria ou geografia. As fusões, por outro lado, freqüentemente ocorrem quando duas empresas com produtos ou serviços similares unem forças para se tornarem mais poderosas e robustas. Embora as fusões e aquisições sejam similares e sejam freqüentemente usadas de forma intercambiável no mundo dos negócios, existem algumas diferenças importantes entre os dois processos. A tabela a seguir destaca essas diferenças.

 

ROI das estratégias de Mergers & Acquisitions M&A

Os benefícios das fusões e aquisições M&A são claros, mas e quanto ao seu ROI? Existem várias maneiras pelas quais as fusões e aquisições podem beneficiar seu negócio. Elas podem ajudar você: – Aumentar a participação de mercado. Quando duas empresas se fundem, sua quota de mercado combinada é maior do que a soma das quotas de mercado individuais das empresas. – Diversifique o risco de sua empresa. Quando você adquire uma empresa em um setor diferente, diversifica o risco inerente às operações de sua empresa. – Expandir as operações e serviços de sua empresa

Especialistas:

Jaziel Pavine

Jaziel Pavine

Sócio e Diretor Executivo

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

Nenhum evento disponível

Últimas participações

09, agosto 2022.
Palestra sobre análise de investimentos e valuation
20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial [email protected]

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.

Conheça nossos e-books

Acesse e baixe gratuitamente

pop-up-valore-brasil-ebooks
Fale Conosco
Olá, podemos ajudar?
Posso ajudar com alguma informação?