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ToggleInvestimentos em Startup: Principais dicas de fontes de investimento
Pesquise o mercado e conheça seu público.
Pesquise o mercado e conheça seu público. Esta é óbvia, mas muitos fundadores não o fazem, mesmo quando a oportunidade está lhes encarando de frente. Investidores anjos, capitalistas de risco e outros investidores potenciais estão muito interessados em seus negócios e nos números. Se você não tiver os dados, você terá dificuldade em convencê-los a investir. Um bom lugar para começar seria olhar para o capital de risco e os dados do mercado de anjos. Isto lhe dará uma boa noção de onde o mercado está no momento e quais setores são populares. Se você não estiver seguro de seu mercado, fale com outros empresários e mentores ou procure diretamente os investidores anjos locais. Eles adoram conversar com pessoas que estão interessadas no que fazem e provavelmente fornecerão uma grande visão. Finalmente, se você tiver uma idéia, fale com o maior número possível de pessoas para obter suas opiniões. Você aprenderá muito com essas conversas – sejam elas boas ou más – e isso o ajudará a decidir se vale a pena persegui-las ou se é hora de colocar sua idéia em segundo plano.
Planeje com antecedência. Saiba o que você quer e por quê.
Planeje com antecedência. Saiba o que você quer e por quê. Antes de se aproximar dos investidores, dê uma olhada em seu plano de negócios e projeções financeiras e pense em como você pode dimensionar sua empresa. Por que você quer levantar capital? Os investidores querem saber que você tem uma visão clara de como você usará o dinheiro deles e como isso ajudará sua empresa a crescer. Se você não tiver um plano de como utilizará o dinheiro, talvez não o obtenha. Identifique as áreas de seu negócio que precisam ser melhoradas e como você as abordará com investimento. Os investidores querem ver que seu dinheiro será usado de forma sensata e criará valor. Se você fez sua pesquisa e tem um plano de negócios forte, você estará no caminho certo para obter o dinheiro de que precisa. Além das projeções financeiras, pense no porquê de sua empresa e produto serem necessários no mercado, e como eles resolverão os problemas dos clientes. Responder a estas perguntas o ajudará a decidir qual o tipo de investimento que faz mais sentido para você.
Certifique-se de que você é o adequado para um investimento.
Certifique-se de que você é o certo para um investimento. Os investidores querem saber que seu dinheiro é bem gasto, por isso, eles selecionarão cuidadosamente as empresas para encontrar os candidatos mais promissores. Um investidor pode recusar sua empresa mesmo que seja uma grande idéia, mas se você não for o melhor fundador para essa idéia, você não terá o investimento que precisa. Portanto, conheça seus pontos fortes e fracos. Se você não tiver certeza sobre algo, fale e obtenha ajuda. Não há vergonha em procurar assistência profissional. Os investidores querem equipes fortes, e se você não estiver confiante sobre seu conjunto de habilidades, você pode encontrar treinamento ou mentoria para aumentar sua confiança. Além disso, certifique-se de que os valores de sua empresa estejam alinhados com os dos potenciais investidores. Agora vocês são parceiros, e os investidores querem ter certeza de que trabalharão bem juntos. Os investidores querem investir em pessoas e equipes, não apenas em idéias.
Conheça o mercado e sua própria empresa
Conheça o mercado e sua própria empresa Ao se preparar para se aproximar dos investidores, certifique-se de conhecer sua empresa por dentro e por fora. Seja capaz de falar com confiança sobre sua marca, seu produto e sua oportunidade de mercado. Se você não tiver conhecimento sobre sua própria empresa, corre o risco de sair como não-confiante e não preparado para investir. Os investidores querem ver que você é apaixonado por sua idéia e que você está confiante em sua equipe e em sua capacidade de executar em um plano. Se você não souber seus números, aprenda-os agora. Se você não conhece seu mercado, faça alguma pesquisa. Os investidores querem saber que você fez sua devida diligência. Você deve ser capaz de responder a qualquer pergunta que eles lhe façam, não importa quão aprofundada ou específica ela seja. Isto o ajudará a destacar-se entre outros empresários que também estão tentando levantar capital.
Estabelecer uma gama de expectativas de preço
Estabelecer uma gama de expectativas de preço O processo de busca de investimento é um jogo de números. Você está tentando vender sua empresa com base na avaliação, e os investidores estão tentando comprá-la com base em suas projeções de fluxo de caixa. Entender a diferença entre estes dois conjuntos de números é fundamental para saber quanto pedir e quanto você pode conseguir. Uma regra geral é que se você está levantando investimentos de anjos, deve visar uma avaliação de R$ 2 milhões ou menos. Se você estiver levantando capital de risco, uma avaliação de R$ 20 milhões é baixa para um início de operação em fase inicial. Entretanto, estas são apenas diretrizes, e não há regras rígidas e rápidas. O mais importante é compreender a avaliação de sua empresa e o que ela significa para seus potenciais investidores. Isto o ajudará a navegar no processo de precificação e chegar a um acordo com os investidores sobre o preço de sua empresa.
Determine o quanto você quer e o que está oferecendo
Determine quanto você quer e o que está oferecendo. A maioria dos investidores vai querer que você monte um pacote de investimento com um documento de oferta que descreva todos os detalhes de sua empresa e o que você espera do investidor. Esta é uma boa maneira de garantir que tudo esteja em cima da mesa e que nada seja deixado de fora. Um documento de oferta reflete o plano de negócios da empresa, necessidades de financiamento, dados financeiros, estrutura de gestão e propriedade, fatores de risco, estratégia de marketing e outras informações pertinentes. Além disso, pense sobre o que você vai fazer com o financiamento. Não só é importante saber o que você está procurando alcançar, mas também o ajudará a decidir que tipo de investidor você deve abordar. Por exemplo, os investidores anjos normalmente querem ver um alto retorno de seu investimento, de modo que eles normalmente dão capital próprio na empresa. Os investidores de capital de risco, por outro lado, estão mais focados no crescimento da empresa e muitas vezes estão interessados em obter uma participação em uma futura flutuação.
Não apresse o processo
Não apresse o processo, não apressar o processo; mesmo que você sinta que tem tudo pronto, não faz sentido apressar o processo. Os investidores ficarão muito mais impressionados se você tomar o tempo necessário para fazer tudo corretamente, e eles provavelmente lhe oferecerão uma avaliação mais alta. Se você apressar o processo, corre o risco de cometer erros, e sua empresa pode sofrer. Lembre-se, quando você estiver tentando obter financiamento, é uma via de mão dupla. Os investidores estão procurando os melhores negócios, portanto, você terá que provar seu valor. Se você apressar o processo, isto se tornará evidente, e você não conseguirá o financiamento que merece. Tome o tempo necessário para fazê-lo corretamente, e você ficará feliz com o resultado.
Encontre os Advisors certos para sua empresa.
Encontre os intermediários certos para sua empresa. Após ler sobre como obter investimento para sua empresa, você pode estar pronto para começar a se aproximar de intermediários para ajudá-lo a obter o dinheiro de que precisa. Mas antes de começar a chamar todos à vista, é importante entender quem são esses intermediários e como eles operam. O lado de venda do mercado é um grupo altamente especializado de intermediários que trabalham tanto com empresas públicas estabelecidas e emergentes como com empresas privadas que procuram financiamento. Eles são especializados em ajudar empresas como a sua a encontrar investidores através de uma variedade de métodos, incluindo valuation, gestão baseada em valor e referências de sucesso em suas transações de M&A. Os operadores do lado da venda podem ser um recurso extremamente útil se você estiver procurando por financiamento, mas você deve saber o que procurar ao selecionar um intermediário e que tipo de assistência eles oferecem. Geralmente, os intermediários se dividem em três categorias: – Redes de investidores anjos – Empresas de capital de risco – Investidores estratégicos.
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Conclusão O processo de encontrar investimento para sua empresa é um desafio, mas é importante lembrar que é uma parte normal do crescimento de um start-up. Haverá altos e baixos, e você provavelmente irá acertar alguns bloqueios ao longo do caminho. Mas isso não significa que você deva desistir. Continue e certifique-se de que você está preparado para vender sua empresa.
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