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Consultoria Fusões e Aquisições

Consultoria especializada em fusões e aquisições M&A, conheça as dicas da experiência

Consultoria fusões e aquisições: dicas para um processo bem sucedido

‍Uma consultoria fusão e aquisição bem sucedida é aquela que atinge os objetivos estratégicos da empresa e proporciona um retorno sobre o investimento. Um processo de fusões e aquisições mal administrado pode resultar em um erro caro. Se você está considerando implementar uma estratégia de consultoria em fusões e aquisições, é importante compreender os riscos e recompensas. A fusão ou aquisição correta pode fortalecer seu negócio, agregar valor aos acionistas, fazer crescer sua empresa e dar-lhe mais alcance de mercado e vantagem competitiva. Entretanto, um mau planejamento também pode destruir o valor e colocá-lo em risco de perder seu emprego. Lembre-se da Enron? Já foi a sétima maior empresa da UnitedUt a operar uma fusão e aquisições. Estados antes do colapso devido a suas parcerias não-lucrativas. Aqui estão as principais dicas para consultoria fusões e aquisições M&A bem sucedidas:

 

 

Defina as metas e objetivos estratégicos de sua empresa

Antes mesmo de começar a procurar um parceiro potencial, você deve primeiro definir as metas e objetivos estratégicos da fusão ou aquisição. Por que uma fusão ou aquisição? Por que agora? Quais são os benefícios estratégicos dessa fusão ou aquisição? Quais são os riscos associados a essa fusão ou aquisição M&A? Quais são os indicadores-chave de desempenho (KPIs) que medirão o sucesso da fusão ou aquisição? Qual é a análise de equilíbrio associada à fusão ou aquisição? Se você não definiu claramente as metas e objetivos estratégicos de sua empresa, você pode tomar uma má decisão em relação à fusão ou aquisição. Uma meta mal definida é uma maneira fácil de perder tempo e dinheiro. Contratar uma consultoria em fusões e aquisições pode ser a melhor saída para empresa de capital fechado para adquirir potencial estratégico para uma fusão ou algum outro processo de M&A.

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A Consultoria pode conduzir a devida diligência detalhada

Para entender os pontos fortes e fracos da empresa alvo, é necessário conduzir um processo detalhado de due diligence. Você quer estar o mais informado possível sobre a saúde financeira, operações, administração e clientes da empresa-alvo. O processo de due diligence é crítico tanto para o adquirente quanto para a empresa alvo. Ele lhe permitirá identificar áreas de preocupação, tais como questões financeiras ou operacionais, que possam apresentar problemas no futuro. Também lhe permitirá compreender os ativos, pontos fortes e fracos da empresa-alvo, facilitando a integração das duas organizações após a fusão. Dentro da empresa-alvo, quem são os principais tomadores de decisão? Quais departamentos são críticos para as operações do dia-a-dia? Quais são os pontos fortes e fracos da organização? Quais são as estratégias de crescimento a longo prazo? Estas são apenas algumas das perguntas-chave que você deve responder durante o processo de due diligence.

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Garantir que o ajuste cultural esteja certo

O ajuste cultural entre as duas empresas é extremamente importante para o sucesso da fusão ou aquisição M&A. Se as culturas não forem um bom ajuste, isso pode criar desafios significativos, incluindo o desligamento dos funcionários e alta rotatividade, ineficiências operacionais e ciclos de vendas mais longos. A melhor maneira de avaliar o ajuste cultural é olhar para a estrutura organizacional, as relações de relato, a filosofia de remuneração, os benefícios oferecidos aos funcionários e as práticas de contratação. Dependendo do tamanho das empresas, a fusão ou aquisição pode ter diferentes impactos sobre a cultura. A empresa maior geralmente dita a cultura, embora possa haver maneiras de ser sensível às necessidades da empresa menor. Deve-se considerar também o impacto nos níveis de serviço ao cliente, questões de serviço e suporte, e níveis de satisfação do cliente se as culturas não se adaptarem bem. Todos estes são indicadores importantes sobre se a consultoria de fusões e aquisições são ou não uma boa decisão. Uma consultoria fusões em aquisições M&A pode ajudar em toda viabilidade do processo. O acompanhamento desse processo é muito delicado sendo imprescindível um profissional experiente que consiga realizar o processo de maneira plena. Conduzindo a consultoria de fusões e aquisições de ponta-a-ponta.

 

A consultoria pode fazer um plano de integração detalhado

Como parte do processo de due diligence, você terá identificado muitos dos desafios e riscos potenciais associados com a fusão ou aquisição. Isto estará acima dos desafios normais da integração de duas organizações. Você deve ter um plano claro de como abordará estas questões e riscos. Por exemplo, se as duas organizações utilizarem sistemas financeiros diferentes, qual será o impacto sobre a organização? Como as duas organizações trabalharão juntas para criar uma experiência consistente com o cliente? Existe uma oportunidade de criar economias significativas de custos através da consolidação de certos departamentos? As duas organizações podem aproveitar os pontos fortes uma da outra para criar um negócio mais forte e mais sustentável? Estes são apenas alguns exemplos das perguntas importantes que devem ser respondidas durante o processo de planejamento da integração.

 

A consultoria pode estimar o valor financeiro que você espera alcançar

Há muitas maneiras de estimar o valor financeiro que você espera alcançar com a fusão ou aquisição: A maneira mais comum é determinar a economia de custos estimada que a fusão ou aquisição irá gerar. Há duas formas principais de estimar a economia de custos: – Análise de baixo para cima: O método de análise bottom-up começa com uma análise detalhada de cada item de custo individual, tais como despesas operacionais, despesas de venda e gerais e administrativas, e despesas de capital. – Análise de cima para baixo: O método de análise top-down é uma análise mais macro-nível que começa com o custo total da empresa e vai até os itens de custo individuais. A economia de custos estimada ajudará a determinar se a aquisição irá ou não gerar um retorno positivo sobre o investimento. Entretanto, é importante observar que a economia de custos estimada pode não ser realizada.

 

 

A consultoria fusões e aquisições pode avaliar cuidadosamente a empresa alvo

Esta é a última etapa do processo, e é importante avaliar minuciosamente a empresa alvo. É preciso determinar se a empresa-alvo é financeiramente sólida, se tem boa reputação e se há potencial de crescimento a longo prazo. Além das métricas financeiras e do potencial de crescimento, você também precisa considerar os principais membros da equipe administrativa, a estrutura organizacional, a cultura e o impacto potencial sobre os clientes. Há muitas maneiras de avaliar a empresa alvo, contratar uma consultoria fusões e aquisições é uma forma de obter melhor direcionamento do processo, as abordagens mais comuns são: – Avaliação da empresa: Este tipo de avaliação avalia a saúde geral da empresa-alvo, incluindo a saúde financeira e a força operacional. As métricas mais comuns utilizadas para avaliar a empresa são: Avaliação da empresa: – Análise SWOT: O método de análise SWOT é uma análise de nível mais macro que examina os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que a empresa alvo enfrenta. A análise ajuda a identificar os principais pontos fortes e fracos que podem ajudar a determinar se a aquisição é ou não uma boa decisão.

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Avaliar o impacto potencial da fusão sobre os funcionários

Uma consultoria fusões e aquisições pode auxiliar no processo, analisar o que a fusão ou aquisição significará para seus funcionários? Seus papéis mudarão ou serão eliminados? Existem oportunidades de crescimento e desenvolvimento? E quanto à remuneração e benefícios? Existem planos de realocação de funcionários ou fechamento de escritórios ou divisões? O que acontecerá com os funcionários da empresa-alvo? Eles serão retidos, realocados ou lhes serão oferecidas outras oportunidades? Há muitos fatores a serem considerados ao avaliar o impacto potencial da fusão sobre os funcionários. Há muitas maneiras de avaliar o impacto potencial sobre os funcionários. As abordagens mais comuns são: – Avaliação organizacional: Este tipo de avaliação examina os pontos fortes e fracos da organização das duas organizações. Ela fornece insights sobre os desafios e oportunidades que as duas organizações enfrentam. – Análise de impacto: Este tipo de análise examina o impacto potencial da fusão sobre os funcionários, incluindo o número de funcionários afetados, o tipo de impacto e os potenciais efeitos positivos e negativos. A análise ajuda a identificar potenciais desafios e fornece sugestões para gerenciar o impacto.

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Seja transparente com sua equipe e administração

Finalmente, seja transparente com seu pessoal e com a administração sobre o processo de consultoria fusão e aquisições. Os funcionários farão perguntas e quererão saber o que está acontecendo com a fusão ou aquisição. Assegure-se de que seus funcionários tenham acesso às informações sobre a fusão ou aquisição. Isto inclui o que a fusão ou aquisição significa para eles, para a empresa e para o setor. Forneça a eles um cronograma claro para o processo de fusão ou aquisição. Seja aberto e honesto com seus funcionários, e eles terão maior probabilidade de permanecer engajados e leais durante o processo de fusão ou aquisição. Conclusão Uma fusão ou aquisição bem sucedida é aquela que atinge os objetivos estratégicos da empresa e proporciona um retorno sobre o investimento. Um processo de fusões e aquisições mal administrado pode resultar em um erro dispendioso. Se você está considerando implementar uma estratégia de consultoria fusões e aquisições, é importante compreender os riscos e recompensas.

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