Existem 5 principais métodos de avaliação de uma empresa. São eles: O CONTÁBIL, LIQUIDAÇÃO, O MERCADO, MÚLTIPLOS, E O FLUXO DE CAIXA DESCONTADO.
O CONTÁBIL, também chamado de Patrimonial, é o método que avaliamos a partir do balanço patrimonial da empresa, ou seja, o que ela tem de patrimônio líquido, seja pelo valor contábil ou pelo valor dos ativos no mercado.
O segundo método para se avaliar uma empresa, é o por LIQUIDAÇÃO ou no popular: “Porteira Fechada”. Analisamos tudo que a empresa tem de direito sendo bens, tudo que ela tem pra receber e posteriormente todas suas obrigações, tudo que tem pra pagar, todos os empréstimos e os deveres.
O terceiro método de avaliação de empresa é o método de MERCADO. Ele é restrito a empresas de capital aberto, pois avaliamos de acordo com o valor da cotação dessa empresa no mercado (valor da ação), vezes o número de ações que ela tem no seu balanço. Assim chegamos ao seu valor pelo valor de Mercado.
O quarto método de avaliar uma empresa é por MÚLTIPLO. Para o método de múltiplo ser utilizado vale ressaltar que devemos ter o histórico de uma operação que ocorreu até 1 ano e no mesmo segmento da empresa avaliada, pois assim podemos comparar com a empresa que está sendo avaliada agora. O Múltiplo está totalmente relacionado com o quanto esta empresa vale, de acordo com o número de faturamento dela ou o número de lucro líquido, ou até mesmo o número de EBITDAs. Podemos então comparar uma operação que aconteceu e uma operação atual.
O último método para avaliarmos uma empresa é o FLUXO DE CAIXA DESCONTADO, também muito conhecido como VALUATION. Esse método é o mais utilizado por que ele é muito mais abrangente, pois contempla além da empresa internamente, também os aspectos de mercado e os aspectos que influenciam o negócio da empresa. Basicamente o Fluxo de Caixa Descontado olha o histórico da empresa em termos do que ela operou e quais foram os resultados. Olha o mercado dessa empresa, ou seja, qual a tendência e qual pressuposto que a empresa tem no seguimento que ela está. Projeta o seu lucro futuro, através do histórico e do mercado, e considera ainda o quanto esta empresa precisa estar reinvestindo no seu negócio pra continuar na operação, seja investimento em maquinário, chamado CAPEX, ou em capital de giro, que considera o pagamento e o prazo de recebimento, ou o quanto esta empresa precisa de caixa, de giro para poder operar. Isso tudo influencia diretamente no valor da empresa.
Todos estes aspectos são fechados com o risco. A empresa está no mercado de acordo com o risco que depende do seu negócio, e este risco basicamente pondera o capital dos sócios e o capital de terceiros. Podemos perceber que o método para avaliarmos uma empresa pelo FLUXO DE CAIXA DESCONTADO é o mais amplo e mais completo, por isso ele acaba sendo o método mais utilizado. Como ele olha toda a cadeia, ele vai contemplar o aspecto interno da empresa e todos os stakeholders que estão em volta dela.
Para elucidar e entender um pouco mais sobre os métodos de avaliação de uma empresa e o Fluxo de caixa descontado ou Valuation assista esse vídeo de 2 minutos:
Quando utilizar o VALUATION? Para compra e venda de empresas, fusão de empresas, para mostrar se um negócio é viável, dissolução de sociedade, busca por fundo de investimento e como ferramenta de gestão.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato que temos o maior prazer em ajudar.
Ao ler a matéria ou ver os vídeos, pensou: Isso serve para mim! Entre em contato que teremos o maior prazer em atendê-lo.
Prof. Jaziel Pavine de Lima
[email protected]
Especialista em avaliação de empresas pela FUNDACE USP e FIPECAFI
Professor do curso de Valuation na pós graduação do BI Internacional
Consultor na Valore Brasil – Controladoria de Resultados
Assista também outros vídeos nossos: