Prepare-se para colher eucaliptos

Excelentes oportunidades que acredito numa melhora de cenário. A taxa de juros, clássico limitador de oferta de crédito e investimentos, tende a iniciar um cenário de queda.

Aqui na Valore Brasil costumamos dizer que o segmento de Fusões e Aquisições é como o mercado de eucalipto, não o de soja. Ou seja, os processos de M&A são demorados e seus resultados tendem a levar mais tempo para serem percebidos. Enquanto o primeiro corte de uma floresta de eucalipto acontece em cinco ou seis anos, uma lavoura de soja será 100% colhida pouco mais de dois meses após a semeadura.

E por que essa comparação é importante?

Bom, assim como muitas coisas na vida o mercado de Fusões e Aquisições é pendular, cíclico. Afinal, não há situação que resista para sempre. E sendo o M&A um mercado “eucalipto”, a frequência do pêndulo é baixa, exigindo uma etapa de preparação e visão de longo prazo. Hoje, assim como em diversos outras setores da economia, ainda estamos num período de baixa.

Ano passado, enfrentamos uma tempestade perfeita. Foram cancelados IPOs e investimentos foram adiados, impactando diretamente a indústria de fusões e aquisições. O resultado foi a redução próxima a 30% tanto em volume quanto em valor transacionado em 2022.

Essa tempestade começou a se formar com mais intensidade no início do ano passado. Dois ingredientes globais contribuíram para este fenômeno negativo: o rebote inflacionário mundial da pandemia do coronavírus, com seu remédio amargo da elevação das taxas de juros, e as incertezas da guerra na Ucrânia, que se arrasta com capítulos semanais.

Aqui no Brasil, nuvens pesadas já eram esperadas devido à aversão ao risco, tendo em vista as eleições majoritárias. O período que já é normalmente turbulento foi catalisado por duas visões muito antagônicas sobre reformas essenciais como a administrativa e fiscal. Em setembro passado, o BofA Global Research, área de inteligência de mercado do Bank of America, apontou três cenários em seu Brazil Viewpoint.

No cenário mais otimista, o governo federal conseguiria formar maioria no congresso e avançaria com a agenda de reformas tributária e administrativa. O relatório destacava também a importância de controlar a questão fiscal, fator fundamental para a retomada de crescimento econômico. No cenário negativo, sem apoio do Congresso, nada disso aconteceria.

Definida a eleição e após três meses de governo, estamos justamente na fase de formação da base de apoio no Congresso, elemento fundamental em nossa democracia de coalisão. Paralelamente a isso, o arcabouço da reforma tributária vem sendo desenhado há anos, baseado no modelo de Imposto sobre Valor Agregado e com negociações adiantadas com os estados. Estamos também aguardando a nova regra fiscal que será proposta pelo Ministério da Fazenda. O terceiro ponto para que se alcançasse o cenário “bull”, a Reforma Administrativa, é de responsabilidade do Ministério do Planejamento, mas segue apagada entres prioridades do governo.

Enfim, a intensidade da retomada econômica depende de como e quando cada um desses fatores vai se desenrolar. Mas é certo que um novo ciclo positivo virá, o balanço do pêndulo para o lado positivo vai acontecer. Afinal, a vida continua e o Brasil com seu imenso mercado consumidor ainda conta com excelentes oportunidades de negócios, com empresas performando muito bem e empreendedores e times cada vez mais capacitados. Neste ambiente, a tecnologia continua sendo um dos setores mais relevantes. Afinal, hoje em dia tudo é “tech”.

E não é só porque a vida tem que voltar ao normal ou devido às excelentes oportunidades que acredito numa melhora de cenário. A taxa de juros, clássico limitador de oferta de crédito e investimentos, tende a iniciar um cenário de queda. Se olharmos o gráfico comparativo da taxa de juros básica da economia (#Selic) e da inflação (#IPCA) desde o anúncio da pandemia, em 2019, vemos que as linhas nunca estiveram tão distantes. Com isso, o Brasil apresenta hoje os juros reais tidos como os maiores do mundo. Obviamente, isso indica que, no tempo correto, a tendência é de volta da taxa de juros a patamares menores e consequentemente maior liquidez para operações de M&A.

Por isso, meu recado para empresas brasileiras que pretendem continuar líderes de seus segmentos ou ingressar neste clube de empresas hegemônicas por meio de processos de fusões e aquisições: não desanimem com o cenário atual; o processo é longo e quem estiver preparado para enfrentá-lo colherá seus eucaliptos num futuro não muito distante.

Especialistas:

Picture of Orivaldo Primo

Orivaldo Primo

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

Nenhum evento disponível

Últimas participações

12, novembro 2024.
Café da Manhã Exclusivo para Líderes Empresariais e Empreendedores para Discussão sobre Fusões e Aquisições de Empresas
17, outubro 2023.
Palestra sobre os desafios em M&A olhando para Inteligência Artificial. 17 e 18 de outubro de 2023.
09, agosto 2022.
Palestra sobre análise de investimentos e valuation
20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial [email protected]

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.

Fale Conosco
Olá, podemos ajudar?
Posso ajudar com alguma informação?