FLUXO DE CAIXA, ROI E LUCRO LÍQUIDO:
COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL POR MEIO DESSES 3 INDICADORES ESSENCIAIS?
Para começar, vamos entender melhor sobre esses indicadores essenciais e o quanto eles são importantes para uma empresa.
FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é o indicador mais importante de uma empresa, pois irá mostrar o saldo das entradas (+) e saídas (-) financeiras da empresa.
LUCRO LÍQUIDO
O Lucro Líquido é outro indicador fundamental, pois o lucro ou prejuízo líquido é o indicador do resultado contábil final da demonstração de resultados de uma empresa.
ROI
ROI (do inglês Return on Investment) significa retorno sobre investimento. Todo negócio exige um investimento financeiro mínimo para o capital aplicado na empresa com o quanto ganharíamos se aplicássemos esse capital em uma aplicação financeira de mercado. O ROI irá mostrar o quanto o capital investido no negócio está retornando ao empresário.
ENTÃO, COMO SABER SE UMA EMPRESA É VIÁVEL?
Sendo assim, para um negócio ser viável ele precisa dar um resultado equilibrado desses 3 indicadores essenciais em médio prazo. Desta forma, o caixa precisa sempre ser maior que zero, o lucro líquido de um período precisa ser positivo, e o ROI precisa ser minimamente maior que uma taxa de mercado como a SELIC, por exemplo.