Os primeiros três meses de 2022 foram movimentados para o mercado de fusões e aquisições no setor de telecomunicações. No Brasil, a chegada do 5G e a venda da operadora Oi estiveram entre os destaques do período. Confira as principais operações desse trimestre:
- A Globo vendeu para a GLA Brasil, empresa que representa o Grupo Werthein da Argentina, sua participação de 7% da Sky Brasil, com isso 100% da Sky passa aos argentinos. O valor do negócio não foi divulgado.
- A Watch Brasil – startup de serviço de streaming para provedores de internet, recebeu o aporte de R$ 28 milhões da Bertha Capital, gestora do Corporate Venture Capital (CVC) da Multilaser.
- A divisão dos ativos da Oi que se tornaram três empresas, já adquiridas pelo consórcio formado por TIM, Telefônica Brasil e Claro. O presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, estima que a compra deve ser concluída até maio. A operação custou R$ 16,5 bilhões.
- A Copel Telecom adquiriu a Nova Fibra, operadora de internet do Paraná, em uma operação de R$ 500 milhões. A proposta com a operação é aumentar a atuação da empresa nos estados de São Paulo e Mato Grosso.
- A Telefónica por meio do seu hub de inovação aberta, Wayra, lançou o Open2metaverse, em busca de stratups com atuação no metaverso.
Para os próximos meses de 2022 a expectativa é de crescimento para o setor, a Vivo anunciou recentemente seu primeiro Corporate Venture Capital (CVC) de R$ 320 milhões para investir em startups nos próximos cinco anos. O aporte faz o CVC da Vivo ser um dos maiores do país. Outra empresa para ficar de olho é a Telecom Itália, em novembro do ano passado a empresa recebeu uma oferta bilionária do fundo de private equity americano KKR. A empresa italiana informou recentemente que não dará ao fundo acesso à “due diligence”.
Embora 2022 esteja caminhando para seu quinto mês, a retomada econômica mantém o setor de telecomunicações aquecido e deve ter investimentos em infraestrutura de telecomunicações que podem superar US$ 4,5 bilhões até 2030 no Brasil e os na América Latina devem chegar a US$ 17 bilhões e acima de US$ 30 bilhões no mundo, de acordo com estudo recente da SmC+ Digital Public Affairs, a pedido da American Tower.