Índice:
ToggleO que é uma Joint Venture?
Conheça o Conceito de Joint Venture
Uma joint venture (JV) é uma relação comercial onde duas partes comprometem capital e outros recursos para um único negócio, com a intenção de criar uma nova entidade, a terceira. Neste caso, o empreendimento é benéfico para ambas as partes e não pode ser apenas uma transação de braço a braço. Uma joint venture é um acordo contratual entre duas empresas onde cada uma delas carrega capital próprio e recebe uma parte dos lucros. Uma joint venture requer muito menos diligência do que uma fusão ou aquisição porque ambas as partes normalmente precisam do acordo tanto quanto ou mais do que a outra parte. Ao contrário das fusões e aquisições, os empreendimentos não exigem o mesmo nível de análise regulatória, portanto tendem a ser mais rápidos, menos caros e, o mais importante, menos acrimoniosos do que outros tipos de negócios corporativos. Isto torna as joint ventures alternativas atraentes às fusões e aquisições em muitas situações.
Normalmente as empresas controladoras são de segmentos diferentes, mas que possuem complementariedades.
Por que criar um Acordo de Joint Venture?
A principal razão é proteger ambas as partes de disputas futuras, definindo claramente seus papéis e responsabilidades desde o início. Também é importante estabelecer expectativas sobre como o empreendimento irá crescer com o tempo para que todas as partes saibam o que esperar. Um acordo de Joint Venture é um documento contratual que delineia os termos da Joint Venture. O Acordo de Joint Venture detalhará quem administrará o empreendimento, que capital todos terão nele, quais são suas funções principais e quanto financiamento tem disponível em diferentes estágios de crescimento.
Aplicações para criação de uma Joint Venture
Novos mercados
Uma joint venture pode ser formada quando uma empresa já domina um produto ou serviço, ou seja, tem uma expertise e quer entrar em um novo mercado que possui grandes diferenças de seu mercado atual (como outro país, por exemplo). Nesse caso, ela mapeia e procura um player que já domine bem esse mercado e propõe a criação em conjunto de uma nova empresa – a joint venture – onde uma delas adiciona o know-how do produto e a outra adiciona a experiência local em marketing, vendas, relacionamento, operação e entrega, gerando assim uma nova entidade com a sinergia das duas.
Desenvolvimento de novos produtos ou serviços (Parceria)
Esta é semelhante à anterior, mas é quando a empresa que domina um mercado local vê uma oportunidade de produto ou serviço que ela não tem know-how. Ela mapeia empresas do mundo todo que ainda não estão no seu mercado local e propõe a criação de joint venture unindo o conhecimento do seu mercado com o produto/serviço da outra empresa.
Outras aplicações estão relacionadas a oportunidades de mercados que podem ser atendidos por tecnologia ou logística, por exemplo.
Passo a passo da operação de Joint Venture:
- Entendimento das estratégias de complementariedade (mercado, produto, tecnologia, por exemplo)
- Identificação e mapeamento do mercado-alvo
- Mapeamento das empresas do mercado-alvo escolhido
- Assinatura do documento de intenção da Joint Venture e confidencialidade entre as empresas
- Elaboração do plano de negócio da nova empresa Joint Venture – essa etapa é fundamental para verificar a viabilidade da nova empresa, pois pode ser que o negócio não se sustente
- Definição dos papéis de cada empresa (marketing, comercial, operação, entrega, atendimento, administração, financeiro e investimentos)
- Elaboração do memorando de entendimento (MOU) com todas as características na nova empresa
- Formalização jurídica da operação
- Execução da implantação da nova joint venture
Várias empresas estão avançando nesse sentido, então não perca as oportunidades. Existem consultorias especializadas nessa busca por empresas complementares e operacionalização da joint venture, com vários casos de sucesso.
Questões-chave para negociar em um Acordo de Joint Venture
- O Tipo de Joint Venture: Existem vários tipos diferentes de Joint Ventures. O mais comum é uma Joint Venture Partnership, na qual cada sócio tem uma participação de 50% no novo negócio. Esta é a forma mais equitativa de dividir os lucros, mas alguns sócios podem estar mais interessados em obter uma participação maior no capital social.
- Capital Autorizado: A quantidade de dinheiro que cada parte se compromete com o novo negócio. Este valor é frequentemente baseado no número de ações que cada parte detém no empreendimento.
- Chamada de capital: Uma chamada ou solicitação de uma parte à outra parte para pagamento de sua parte do capital autorizado. As chamadas de capital geralmente acontecem nos estágios iniciais do crescimento da empresa, portanto é importante estabelecer um cronograma para quando elas devem acontecer e por quanto.
- Administrando o Empreendimento: A melhor maneira de distribuir o poder de decisão entre os parceiros. Há três estruturas comuns: Propriedade conjunta: Os parceiros compartilham plena autoridade e responsabilidade pelo empreendimento. Gestão da Parceria: Os sócios compartilham autoridade e poder de decisão, mas são responsáveis pelas obrigações do empreendimento. Parceria de Responsabilidade Limitada: Os sócios compartilham autoridade e poder de decisão, mas não são responsáveis pelas obrigações do empreendimento.
Resumindo
Uma joint venture é um acordo contratual entre duas empresas onde cada uma delas carrega capital próprio e recebe uma parte dos lucros. Uma joint venture requer muito menos diligência do que uma fusão ou aquisição porque ambas as partes normalmente precisam do acordo tanto quanto ou mais do que a outra parte. Um acordo de Joint Venture é um documento contratual que delineia os termos da Joint Venture. É importante criar um acordo de joint venture porque ele protege ambas as partes de disputas futuras, definindo claramente suas funções e responsabilidades desde o início. Um acordo de joint venture deve detalhar quem irá administrar o empreendimento, que capital todos terão nele, quais são suas funções principais e quanto financiamento tem disponível em diferentes estágios de crescimento.
Gostaria de conhecer nosso serviço de Joint Venture, acesse: Serviço de Joint Venture