avaliacao-patrimonial-fusoes-e-aqusicoes

Guia de Avaliação de Patrimônio em Fusões e Aquisições

Introdução à avaliação de ativos em M&A

A avaliação dos ativos é parte do processo de aquisição e influenciará o preço de compra de qualquer empresa. Os ativos de uma empresa incluem tanto bens tangíveis quanto intangíveis. Ativos tangíveis são coisas que têm uma forma física e podem ser vistas e contadas, tais como equipamentos, estoques, terrenos e edifícios. Os ativos intangíveis, por outro lado, não têm uma forma física e não podem ser vistos ou contados, tais como patentes, marcas registradas, direitos autorais e marcas.

Os ativos podem ser avaliados usando um dos três métodos – baseado em ativos, baseado em renda, e uma combinação dos dois. A avaliação baseada em ativos é a avaliação dos ativos de uma empresa através do uso de procedimentos de relatórios financeiros. Em contraste, a avaliação baseada na renda é a avaliação dos fluxos de caixa futuros de uma empresa. A combinação de ambos os métodos é às vezes a melhor abordagem, pois pode fornecer uma avaliação mais precisa.

 

avaliacao-patrimonial-fusoes-e-aqusicoes

 

‍Visão geral da avaliação de ativo

As fusões e aquisições (M&A) são transações financeiras complexas que envolvem a compra, venda e combinação de negócios. A avaliação patrimonial, ou o processo de determinação do valor dos títulos de uma empresa, é essencial para essas transações, pois fornece a base para o preço de compra e ajuda a proteger os interesses de ambas as partes envolvidas. A avaliação patrimonial é um passo crítico em M&A, e requer considerável conhecimento e experiência para ser feita corretamente. Este guia abrangente fornece uma visão geral do processo de avaliação patrimonial e como ele afeta as fusões e aquisições. Ele explicará os diferentes métodos usados para avaliação patrimonial, bem como as considerações-chave que devem ser levadas em conta ao fazer uma aquisição. Finalmente, ele fornecerá algumas melhores práticas para garantir que a transação seja tratada corretamente.

 

O que é avaliação de ativos?

A avaliação dos ativos é a primeira etapa do processo de avaliação. Ela determina o valor de um ativo sem levar em conta os fluxos de caixa futuros que ele pode gerar. A avaliação de ativos é tipicamente usada no contexto de uma análise de liquidação, que é uma avaliação do valor de um ativo no caso de ser vendido e decomposto em suas partes. Esta abordagem não é usada para avaliação patrimonial porque o valor de uma empresa é um fluxo de caixa futuro. É a quantia de dinheiro que se pode esperar que uma empresa gere ao longo de um período de tempo. Os ativos de uma empresa gerarão fluxos de caixa, mas não podem ser separados do patrimônio líquido da empresa. Portanto, os ativos da empresa devem ser avaliados juntamente com seus passivos para calcular seu valor total.

 

Fatores que influenciam a avaliação da imparcialidade

Qualquer processo de avaliação deve ser baseado em uma consideração dos fatores relevantes que afetam o valor de uma empresa, incluindo os fatores fundamentais e financeiros. A análise desses fatores ajudará a determinar a taxa de desconto aplicável para o cálculo do valor do patrimônio líquido. A seleção de métodos apropriados de avaliação patrimonial dependerá da natureza do negócio, do estágio de seu crescimento, da disponibilidade de informações e da experiência do avaliador. Estes fatores podem ter um impacto na avaliação da imparcialidade, especialmente no que diz respeito à comparabilidade e consistência da avaliação.

 

Métodos de avaliação patrimonial

Há três métodos principais de avaliação patrimonial que são usados para determinar o valor dos títulos de uma empresa: Múltiplos comparativos, precedentes e transações. As avaliações comparativas são baseadas no desempenho dos pares e concorrentes de uma empresa, enquanto as avaliações precedentes utilizam transações anteriores na indústria e setor da empresa como guia. Os múltiplos de transação são baseados nos múltiplos pagos por empresas similares em aquisições recentes. Todos os três métodos de avaliação patrimonial podem ser úteis, mas a seleção do método apropriado dependerá do tipo de negócio, da disponibilidade de dados e da experiência do analista. O setor, tamanho e potencial de crescimento do negócio, assim como a disponibilidade de empresas comparáveis, determinarão o melhor método de avaliação patrimonial. Os padrões do setor freqüentemente fornecem orientação sobre os padrões de avaliação.

 

Considerações sobre a avaliação patrimonial

A avaliação patrimonial dependerá da disponibilidade de dados confiáveis e demonstrações financeiras preparadas de acordo com os princípios contábeis geralmente aceitos, ou GAAP. As avaliações do patrimônio líquido podem exigir ajustes para itens não operacionais, tais como caixa no balanço patrimonial que não se espera que seja convertido em fluxo de caixa. Os métodos de avaliação patrimonial descritos acima assumirão um valor patrimonial constante durante todo o período projetado. Na realidade, o valor do patrimônio líquido flutuará à medida que o negócio subjacente se desenvolver. A avaliação patrimonial assumirá que o negócio manterá seu curso atual.

 

Benefícios da avaliação patrimonial

O processo de avaliação patrimonial fornecerá uma avaliação da empresa que pode ser usada para determinar o preço de compra. Esta avaliação também protegerá os interesses dos acionistas, assegurando que o valor de suas ações não esteja sendo subavaliado. O processo de avaliação patrimonial também fornecerá à administração de uma empresa uma avaliação clara e realista do valor do negócio. Esta avaliação pode então ser usada para tomar decisões relacionadas a financiamentos, investimentos, fusões e aquisições.

 

Desafios da avaliação da equidade

Há uma série de desafios que podem surgir durante o processo de avaliação patrimonial. Em primeiro lugar, informações precisas são essenciais para garantir que a avaliação seja precisa. Isto pode ser difícil quando a empresa é privada e não está sujeita ao mesmo escrutínio que uma empresa pública. Em segundo lugar, o processo de avaliação do patrimônio líquido pode ser afetado pela experiência e pelo preconceito do analista. Terceiro, analistas que tentam valorizar indústrias altamente competitivas podem se deparar com desafios porque pode não haver empresas comparáveis suficientes para análise.

 

Processo de Avaliação de Patrimônio em Fusões e Aquisições

Durante as fusões e aquisições, a avaliação é realizada tanto no adquirente quanto nas empresas-alvo. O processo de avaliação do patrimônio é complexo e requer vários insumos e suposições. O processo começa com a identificação da(s) empresa(s) alvo e a determinação do preço de compra, seguida pela preparação do(s) relatório(s) de avaliação. O relatório de avaliação incluirá um resumo dos principais insumos e suposições, assim como o valor final do patrimônio líquido. O contrato de aquisição será então redigido, e ambas as partes assinarão o contrato. O processo é resumido abaixo.

 

Melhores Práticas para Avaliação de Patrimônio em Fusões e Aquisições

O processo de avaliação patrimonial pode ser desafiador, mas há várias maneiras de as empresas assegurarem que o processo ocorra sem problemas. O primeiro passo é identificar as empresas que serão avaliadas e o objetivo da avaliação. O próximo passo é decidir sobre o(s) método(s) de avaliação e os dados e suposições que serão utilizados. Finalmente, o relatório deve ser redigido e revisado para que seja preciso e completo. As empresas podem garantir uma avaliação bem-sucedida do patrimônio líquido seguindo estas etapas.

 

10 Erros comuns em venda de empresas

Você sabe quais são os principais métodos de avaliação de empresa (Valuation)

 

Especialistas:

Jaziel Pavine

Jaziel Pavine

Sócio e Diretor Executivo

/ Recentes

/ Imprensa

Podcast
/ Eventos

Próximas participações

Nenhum evento disponível

Últimas participações

09, agosto 2022.
Palestra sobre análise de investimentos e valuation
20, setembro 2022.
Workshop sobre contratos de investimento para startups
09, novembro 2022.
Evento para convidados apenas para debater as perspectivas econômicas.
08, julho 2022.
Palestra sobre fundraising no programa de inovação do Dabi Business Park para startups
07, julho 2022.
Mentoria Estratégia de investimento e M&A para empresas e startups
21, junho 2022.
Movimento para trazer Ribeirão Preto como centro financeiro
09, junho 2022.
Palestra sobre fusões e aquisições de empresas e suas aplicações práticas em FP&A
13, abril 2022.
Palestra sobre estratégias de fusões & aquisições para startups

E-book de M&A

Baixe nosso e-book de Fusões e Aquisições

ebook-Fusoes-e-aquisicoes-2
Valore_FaleEspecialista-v2

Fale com nossos especialistas

Procurando soluções inteligentes para seu negócio?

Vamos conversar.

Entre em contato conosco 0800 742 4210

Dúvidas e Contato Comercial [email protected]

SÃO PAULO | SP Rua Funchal 418 - Edifício E-Tower, 34º e 35º andares - Vila Olímpia

CAMPINAS | SP Av. Dr. José Bonifácio Coutinho Nogueira, 150 Térreo Cj. 2 | Galleria Plaza

GOIÂNIA | GO Av. Dep. Jamel Cecílio, 3455 Ed. Flamboyant Park Business - 26º Andar - Sala 2610

RIBEIRÃO PRETO | SP Av. Presidente Vargas, 2121 - Sala 908 Ed. Times Square Business | Jd América

Assine a #ValoreInsights

Assine nossa newsletter e tenha em mãos as principais informações para te apoiar em decisões inteligentes

2022 Valore Brasil Ltda.

Todos os direitos reservados.

Conheça nossos e-books

Acesse e baixe gratuitamente

pop-up-valore-brasil-ebooks
Fale Conosco
Olá, podemos ajudar?
Posso ajudar com alguma informação?