Índice:
ToggleComo vender empresa, avaliar, encontrar investidores e assessores de fusões e aquisições especializados
Muitos fundos de private equity, empresas de capital de risco e outros investidores estão procurando oportunidades de investir em empresas que possam lhes dar um bom retorno. Encontrar essas oportunidades, porém, não é fácil. Para vender sua empresa com sucesso é preciso tempo, preparação e planejamento. O processo de vender uma empresa envolve encontrar compradores potenciais e criar um documento de oferta que esboce a proposta de valor da empresa. Alcançar o resultado ideal do processo de vender empresa requer uma avaliação cuidadosa dos potenciais compradores e consultores especializados em vender empresas.
Conheça o seviço de avaliação de empresas
Preparando-se para vender empresa
Vender sua empresa significa mais do que apenas listá-la para venda. Se você decidir vender sua empresa, precisa estar pronto para trabalhar ativamente no processo de venda e estar aberto a diferentes opções. O primeiro passo ao se preparar para vender sua empresa é entender suas opções. Existem três rotas comuns para vender uma empresa, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens. Você pode vender sua empresa a uma equipe de administração existente, vendê-lo a investidores que queiram possuir 100% do negócio, ou vender uma participação majoritária em sua empresa a outro negócio. Há dois fatores que o ajudarão a determinar a melhor opção para sua empresa. O primeiro é quanto controle você quer sobre o futuro de sua empresa. Se você planeja permanecer envolvido no negócio por um futuro previsível, então vender uma participação majoritária pode ser sua melhor opção. Se você está procurando deixar o negócio inteiramente e vender todas as ações da empresa, então a venda aos investidores será provavelmente sua melhor aposta. O segundo fator é quanto dinheiro você quer ou precisa em um futuro próximo. Os investidores que querem comprar 100% do seu negócio lhe oferecerão a maior quantia de dinheiro. Mas eles também esperam os resultados mais rápidos em termos de lucro e crescimento. Se você quiser manter algumas ações de sua empresa, então você pode vender uma participação majoritária. Isto lhe dará uma quantia menor de dinheiro, mas virá em um ritmo mais lento.
Por que é tão difícil vender uma empresa?
Há muitas razões pelas quais é difícil vender uma empresa. A mais importante delas é que os compradores querem ver um bom retorno sobre seu investimento, mas muitas vezes têm dificuldade em determinar o valor real de uma empresa. O valor de um negócio depende de uma variedade de fatores, tais como a indústria, o modelo de negócios e os ganhos atuais e futuros da empresa. Mas a natureza exata desses fatores podem serem difíceis de avaliar, especialmente quando o negócio é privado. Como resultado, as avaliações podem variar muito de um comprador para o outro. Isto significa que os vendedores têm de estar abertos a uma ampla gama de ofertas, algumas das quais podem ser significativamente inferiores ao valor atual de seus negócios. Mesmo no melhor dos casos, os vendedores podem esperar que o processo de venda de um negócio demore muito tempo. Os proprietários de negócios geralmente têm que lidar com um grande número de compradores qualificados e não-qualificados.
Baixe nosso e-book de avaliando de empresa (valuation)
Processo de venda de empresa, conheça a tratativa dos acordos
A primeira parte do processo de vendas é identificar os compradores potenciais e decidir se eles são adequados para sua empresa. Este processo deve começar com uma investigação de due diligence dos potenciais compradores. Você precisa descobrir o máximo que puder sobre os potenciais compradores e seus planos para o futuro de sua empresa. O primeiro passo neste processo é definir seu comprador ideal e escrever um perfil detalhado do tipo de empresa que seria melhor para seu negócio. Você precisa ser o mais específico possível sobre o tipo de empresa que melhor se adapte ao seu negócio. Depois disso, você precisa encontrar compradores potenciais que correspondam ao perfil que você criou. Isto pode envolver a divulgação de sua empresa para venda em publicações populares entre fundos de private equity e empresas de capital de risco. Alternativamente, você pode querer abordar os fundos diretamente e pedir-lhes que considerem a compra de sua empresa.
Conheça o serviço de Sell Side (Como vender empresa)
Encontre os investidores certos
Após ter identificado os possíveis compradores, você precisa avaliá-los em termos de sua capacidade de comprar sua empresa. Você precisará avaliar a experiência comercial de cada fundo e decidir quais fundos são mais capazes de comprar sua empresa. Você também precisa decidir se quer vender sua empresa para um fundo individual ou para um fundo de grupo. Os fundos individuais são freqüentemente mais fáceis de trabalhar, porque são menos burocráticos e têm menos restrições sobre quando podem comprar ou vender uma empresa. Mas os fundos de grupo são normalmente melhor capitalizados, o que significa que eles geralmente podem pagar um preço mais alto por sua empresa. Você também precisa decidir com quantos compradores em potencial deve falar. Enquanto você quer falar com o maior número de fundos possível, não quer perder tempo e energia em discussões desnecessárias. A melhor estratégia é concentrar-se em alguns poucos fundos que estão particularmente interessados em comprar sua empresa.
Conheça o serviço de avaliação para Startups.
Avaliar ofertas e encontrar o melhor ajuste
Depois de ter conversado com possíveis compradores e avaliado suas habilidades e antecedentes, você será capaz de decidir quais fundos são melhores para sua empresa. Neste ponto, você precisará decidir quais ofertas aceitar. A melhor maneira de decidir qual oferta aceitar é comparar as ofertas que você recebeu de fundos individuais. Primeiro, você precisa olhar a quantidade de dinheiro que está sendo oferecida para sua empresa. Os fundos geralmente oferecem entre duas a cinco vezes o montante de ganhos anuais. Quanto maior a quantia, melhor será a oferta. Depois disso, você precisa considerar outros aspectos do acordo de venda. Por exemplo, talvez você queira considerar se há alguma restrição sobre quando você poderá vender suas ações no futuro. Você também pode querer considerar quais são os planos futuros para sua empresa.
Negociando com potenciais compradores
O processo de venda termina com um período de negociação entre você e os fundos que fizeram ofertas para sua empresa. O primeiro passo neste processo é agendar uma reunião com cada fundo que tenha feito uma oferta para sua empresa. Durante esta reunião, você deverá ter um advogado presente. Seu advogado deve estar familiarizado com os contratos de venda padrão utilizados nas vendas de private equity. O principal objetivo da reunião com cada fundo é negociar termos que sejam favoráveis para você. Durante a reunião, você deve começar agradecendo ao fundo por sua oferta e depois avançar rapidamente nas negociações. Durante a reunião, você deve tomar notas e tentar esclarecer quaisquer questões que o fundo traga à tona durante a discussão. Após a reunião, você deve enviar um resumo da discussão ao fundo para confirmar que ambos os lados compreendem as questões discutidas.
Encontrar consultoria de fusões e aquisições certa para vender minha empresa
A escolha do consultor de M&A certo é uma parte importante do processo de vendas. Você precisa escolher um consultor que seja mais adequado para sua empresa. Isto significa que você precisa identificar critérios importantes para sua empresa e depois encontrar um assessor que corresponda a esses critérios. É importante lembrar que empresas diferentes têm necessidades diferentes, portanto não há uma única melhor empresa de fusões e aquisições. O primeiro passo para encontrar um assessor é decidir quais critérios são importantes para sua empresa. Há muitos fatores que levam à escolha do consultor de fusões e aquisições certo, como sua experiência, o número de negócios que fizeram e o tamanho das empresas com as quais trabalham. Você também precisa decidir se quer usar uma empresa de boutique ou um grande assessor de M&A. Firmas de boutique são firmas especializadas em um determinado setor ou tipo de negócio, enquanto grandes assessores de fusões e aquisições têm uma gama mais ampla de clientes.
Resumindo
Vender a empresa é uma grande decisão que pode afetar dramaticamente seu estilo de vida e sua renda. Para garantir que a venda ocorra sem problemas, você precisa se preparar e planejar o processo de venda de sua empresa. Você precisa encontrar compradores potenciais, avaliar suas ofertas e negociar termos que sejam favoráveis para você. Você também precisa encontrar o consultor de fusões e aquisições certo para ajudá-lo a negociar o negócio e administrar o processo de venda.