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Introdução ao plano de negócio
O que é um plano de negócio?
Um plano de negócios é um documento que tem como objetivo planejar os objetivos de uma empresa e descrever os elementos internos e externos mais relevantes, como o público-alvo, produtos ou serviços, estratégias de marketing, cultura organizacional, gestão financeira, modelo de operações e outros detalhes essenciais.
Por que criar um plano de negócios?
Um plano de negócios bem elaborado aumenta em até 30% as chances de crescimento nas vendas, pois ajuda as empresas nas estratégias de longo prazo, além de definir prioridades e focos. Além disso, um bom plano de negócios ajuda a evitar erros e obstáculos no caminho do empreendedorismo, facilitando a comunicação entre todas as partes envolvidas e diminuindo os riscos de começar um novo negócio.
Passo a passo para criar um plano de negócios
Crie um sumário executivo
O sumário executivo é um resumo que contém as informações mais importantes do projeto do seu negócio. Deve destacar os pontos-chave sobre a empresa, como missão, descrição do empreendimento, dados da empresa (endereço, CNPJ, telefone, etc.), perfil dos sócios e colaboradores, diferenciais no mercado, produtos e serviços oferecidos, público-alvo e segmento de atuação, investimentos e recursos financeiros, enquadramento tributário e resumo de planos futuros.
Descreva sua empresa
Enquanto no sumário executivo você pode apostar em uma descrição breve do seu negócio, nesta etapa é fundamental detalhar o máximo possível. Responda a duas perguntas fundamentais: quem é você e o que planeja fazer? Esclarecer esses detalhes, mesmo que somente para si, é uma oportunidade de colocar no papel os componentes mais importantes do seu negócio, como princípios, ideais e a própria cultura organizacional.
Faça uma análise de mercado
A pesquisa e análise de mercado são pontos principais para montar um plano de negócio de sucesso. Inclua uma perspectiva geral do tamanho do mercado para seus produtos, uma análise da posição de sua empresa no segmento e uma visão do cenário competitivo. Além disso, identifique o perfil do cliente ideal, além das tendências e trajetórias relevantes da indústria.
Descreva a gestão e a organização
Nesta etapa, detalhe a estrutura jurídica do seu negócio e o enquadramento da empresa perante os órgãos governamentais. Descreva também a estrutura interna da sua empresa, incluindo as funções, responsabilidades e relacionamentos entre as pessoas em um organograma, por exemplo.
Liste seus produtos e serviços
Seus produtos e/ou serviços devem ser o destaque do seu planejamento. Elabore uma seção que descreva os principais detalhes sobre eles, com informações gerais e mais detalhadas, dependendo do volume de itens que oferece. Aqui, você também pode apresentar novos produtos que pretende lançar no futuro e explicar como vão melhorar os lucros da empresa.
Pesquise e identifique seus clientes ideais
Nesta etapa, você deve aprofundar-se na análise do seu “cliente perfeito” ou “persona”. O cliente ideal é a base do seu plano de vendas e comunicação. Todas as decisões estratégicas devem considerar este perfil de cliente!
Defina um plano de marketing
O plano de marketing deve delinear suas decisões atuais e futuras, sempre com foco no cliente ideal definido anteriormente. Os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) são elementos fundamentais para um plano de marketing eficiente.
Defina um plano de logística e operações
Nesta etapa, você deve desenvolver um mapa para o sucesso do seu negócio, abordando aspectos como fornecedores, produção, instalações, equipamento, envio e frete, inventário e estoque.
Faça um planejamento financeiro
O planejamento financeiro é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Inclua demonstrações de resultados, um balanço patrimonial e demonstração de fluxo de caixa, além de projeções financeiras para o futuro.
O plano de negócio é o instrumento ideal para traçar um retrato do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. É por meio dele que você terá informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços, clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.
Muitos novos empreendedores acabam passando por muitas dificuldades, nos primeiros meses de abertura do negócio, por não planejar corretamente. Além de ter idéias, encontrar um ponto comercial e conhecer os custos, planejar o futuro da empresa é essencial. Para evitar riscos futuros, a elaboração do plano de negócio é indispensável.
POR QUE O PLANO DE NEGÓCIO É IMPORTANTE PARA A MINHA EMPRESA?
O plano de negócios é importante, tanto para quem está abrindo um negócio, como para quem está a expandir o empreendimento. Vale ressaltar que este projeto não elimina os riscos, mas evita que os erros sejam cometidos pela falta de análise, a diminuição das incertezas do negócio.
- Organize as idéias ao iniciar um novo empreendimento.
- Orienta a expansão de empresas já em atividade.
- Apoia a administração do negócio, seja em seus números, seja em estratégias.
- Facilita a comunicação entre parceiros, colaboradores, clientes, investidores, fornecedores e parceiros.
- Capta recursos, quer sejam financeiros, humanos ou associações.
Sumário executivo
O sumário executivo é uma síntese das informações mais importantes do seu plano de negócios. Ele deve incluir:
- Missão da empresa;
- Descrição do empreendimento;
- Dados da empresa (endereço, CNPJ, telefone, etc.);
- Perfil dos sócios e colaboradores;
- Diferenciais no mercado;
- Produtos e serviços oferecidos;
- Público-alvo e segmento de atuação;
- Investimentos e recursos financeiros;
- Enquadramento tributário;
- Resumo de planos futuros.
Descrição da empresa
Nesta seção, você deve detalhar ao máximo a sua empresa, respondendo às perguntas fundamentais: quem é você e o que planeja fazer? Aborde aspectos como:
- Histórico da empresa;
- Áreas de atuação;
- Principais produtos e serviços;
- Estrutura organizacional;
- Localização e instalações;
- Parcerias e alianças estratégicas.
Análise de mercado
A análise de mercado é essencial para entender o cenário em que sua empresa está inserida. Nesta seção, aborde:
- Conhecer os clientes, concorrentes e fornecedores;
- Definir seu público-alvo;
- Identificar tendências e trajetórias relevantes da indústria;
- Realizar uma análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats).
Produtos e serviços
Descreva os produtos e/ou serviços que você oferece, detalhando:
- Características e benefícios;
- Diferenciais em relação à concorrência;
- Processo de produção e fornecedores;
- Previsão de lançamentos futuros.
Estratégias de marketing
As estratégias de marketing são fundamentais para atrair e fidelizar clientes. Aborde:
- Os 4Ps do marketing: produto, preço, praça e promoção;
- Estratégias de comunicação e divulgação;
- Canais de distribuição e vendas;
- Ações promocionais e de relacionamento com o cliente.
Gestão e organização
Apresente a estrutura organizacional da empresa, incluindo:
- Funções, responsabilidades e relacionamentos entre os colaboradores;
- Planos de contratação e treinamento;
- Políticas de remuneração e incentivos.
Plano operacional e logística
Descreva o fluxo de trabalho e a cadeia de suprimentos da empresa, abordando:
- Fornecedores;
- Produção;
- Instalações;
- Equipamentos;
- Envio e frete;
- Inventário e estoque.
Plano financeiro
O plano financeiro é fundamental para avaliar a viabilidade do negócio e garantir sua saúde financeira. Inclua:
- Demonstração de resultados;
- Balanço patrimonial;
- Demonstração de fluxo de caixa;
- Projeções financeiras.
Outras Informações
- Para quem está pensando em abrir seu próprio negócio um dia mas não sabe em que investir, separamos algumas empresas que já estão a venda. Estude e veja o seu perfil se encaixa melhor.
- Para aprofundar mais em como abrir uma empresa e se tornar um craque no assunto, dê uma olhada em nosso site ou entre em contato com nosso setor de contabilidade.
Dicas finais
Lembre-se de que um plano de negócios bem elaborado aumenta em até 30% as chances de crescimento nas vendas, pois ajuda as empresas nas estratégias de longo prazo, além de definir prioridades e focos. Portanto, invista tempo e esforço na elaboração de um plano de negócios eficiente e eficaz, que leve sua empresa ao sucesso.