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Avaliação para empresas de capital fechado

Avaliação de empresas de capital fechado permite conhecer o valor da empresa (valuation), para processos estratégico de venda de empresas, saiba mais.

Avaliação para empresas de capital fechado: A importância de conhecer o valor de sua empresa

Quando você vende sua empresa, o comprador a valorizará. Mas como você sabe se sua avaliação é justa? Quando você deve obter uma segunda opinião sobre o valor de sua empresa? Quais são algumas das armadilhas comuns quando se tenta estabelecer um preço justo para seu negócio? Com poucas exceções, as empresas privadas que vendem permanecem privadas. Isto significa que a maioria dos potenciais compradores não está interessada em comprar ações de sua empresa neste momento. Em vez disso, eles querem comprar todas – ou pelo menos a maioria – de sua empresa. Em outras palavras, eles querem comprar todo o patrimônio de sua empresa e deixar você sem nenhum. O processo pelo qual um terceiro determina o valor justo de mercado de uma empresa privada é conhecido como avaliação. Neste artigo explicaremos por que é importante conhecer o valor de seu negócio e como diferentes tipos de compradores avaliarão e responderão à sua avaliação.

 

Conhecer o valor de sua empresa é importante

Um dos maiores erros que os empresários cometem ao vender sua empresa é vendê-la muito cedo. Se aparecer um comprador disposto a pagar um preço alto por sua empresa, pode ser muito tentador vender sem estabelecer uma avaliação adequada. Você pode sentir que está aproveitando uma boa oportunidade e que o dinheiro extra o ajudará a atingir seu próximo objetivo mais rapidamente. No entanto, a espera por uma avaliação adequada aumenta a probabilidade de que você obtenha melhores condições para sua empresa e um preço geral mais alto. Outro erro comum é ter uma visão inflada do valor de sua empresa. Isto pode acontecer porque você está muito próximo da empresa e tem dificuldade de ser objetivo. Também pode acontecer se você não souber como os compradores vão valorizar sua empresa e o que eles vão considerar ao estabelecer um preço.

 

A importância de conhecer o valor de sua empresa antes de vender

O comprador vai querer saber o valor de sua empresa antes de decidir fazer uma oferta. O conhecimento do valor lhe permitirá determinar se o preço oferecido é justo e lhe facilitará decidir o que fazer se você não achar a oferta adequada. Quando o comprador souber o valor de sua empresa, será mais fácil para ele fazer uma oferta que esteja próxima de suas expectativas. Se a oferta for muito baixa, você terá uma boa idéia de como e por que ela é muito baixa e o que você precisa fazer para torná-la mais atraente. Se o comprador não souber o valor de sua empresa, será mais difícil para ele fazer uma oferta que esteja próxima de suas expectativas. Se a oferta for muito baixa, o comprador pode não querer fazer a oferta porque não sabe se o preço é muito baixo para fazer o negócio valer a pena.

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Erros comuns na definição de um preço justo para sua empresa de capital fechado

O erro mais comum que os empresários cometem ao tentar estabelecer um preço justo para sua empresa é ser muito conservador. Talvez você queira estabelecer um preço muito baixo e dar ao comprador uma oportunidade de ir embora porque o preço é muito baixo. Você também pode querer estabelecer um preço que é muito alto e perder uma boa oportunidade porque está tentando conseguir muito para sua empresa. Quanto mais conservador for em sua avaliação, menor a probabilidade de vender sua empresa. Ter uma alta valorização significa que você tem mais probabilidade de se afastar de um bom negócio porque não aceitará o preço oferecido.

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Avaliação de private equity

Já explicamos que os compradores farão uma avaliação da sua empresa antes de decidirem comprá-la. Isto porque eles precisam conhecer o valor de sua empresa para fazer uma oferta. Quanto mais confiante o comprador estiver no valor de sua empresa, menor será a probabilidade de você receber uma oferta baixa. Entretanto, tenha em mente que a empresa que compra sua empresa realizará uma avaliação antes de fazer uma oferta. Isto significa que você também receberá uma avaliação do comprador potencial. Você pode comparar estas duas avaliações para descobrir se o comprador está ou não confiante no valor de sua empresa.

 

Quando você deve obter uma segunda opinião sobre o valor de sua empresa

Há algumas situações em que você pode querer obter uma segunda opinião sobre o valor de sua empresa. A primeira situação é se você receber uma oferta baixa e quiser saber se o comprador está sendo muito conservador na avaliação de sua empresa. Se você receber uma oferta significativamente inferior ao que você esperava, talvez queira obter uma segunda opinião sobre o valor de sua empresa. Se a segunda opinião for significativamente diferente da primeira, isso lhe dará uma boa idéia da razão pela qual os dois números são diferentes. Também lhe dará uma idéia do que você precisa fazer para tornar o negócio mais atraente para um comprador.

 

Tipos de compradores e como eles valorizam as empresas

Os compradores utilizarão uma avaliação patrimonial ou de fluxo de caixa para determinar o valor justo de mercado de sua empresa. Eles também terão uma faixa de valor que estão dispostos a pagar por sua empresa. Dependendo do tipo de comprador, eles poderão olhar mais para a avaliação do patrimônio ou para a avaliação do fluxo de caixa. Quando investidores privados comprarem sua empresa, eles provavelmente usarão uma avaliação patrimonial para determinar o valor de sua empresa. Isto porque eles querem comprar sua empresa completamente e deixar você sem nada. A avaliação se concentrará nos ativos da empresa, no potencial de crescimento e no poder de lucro. Isto porque os investidores de capital privado querem sair do investimento em poucos anos, portanto, eles vão querer focar no potencial de crescimento.

 

Compradores de empresas privadas: Anjos e VCs

Um investidor de uma empresa privada – como um Anjo ou um Venture Capitalist – normalmente utilizará uma avaliação de fluxo de caixa para determinar o valor justo de mercado de sua empresa. Um investidor de uma empresa pública também pode usar uma avaliação de fluxo de caixa. Isto porque as empresas privadas não querem comprar sua empresa de forma direta. Elas quererão possuir parte de sua empresa e ocupar um lugar no conselho de administração. Isto significa que os investidores privados estarão mais interessados no fluxo de caixa de sua empresa. Os investidores de empresas privadas vão querer saber seu ponto de equilíbrio, seu custo dos produtos vendidos, suas margens brutas, suas despesas de vendas e marketing, suas despesas operacionais e seu lucro líquido.

 

Resumindo

O comprador utilizará uma avaliação para determinar o valor justo de mercado de sua empresa. Isto servirá como ponto de partida para a apresentação de uma oferta e os ajudará a decidir se o negócio faz sentido para eles. O comprador usará uma avaliação patrimonial ou de fluxo de caixa para determinar o valor de sua empresa. A empresa que compra sua empresa realizará uma avaliação antes de fazer uma oferta. Isto significa que você também receberá uma avaliação do comprador potencial. Você pode comparar estas duas avaliações para descobrir se o comprador está ou não confiante no valor de sua empresa.

 

Outros artigos:

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Você sabe quais são os principais métodos de avaliação de empresa (Valuation)

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Jaziel Pavine

Jaziel Pavine

Sócio e Diretor Executivo

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