Como os investidores analisam STARTUPS?
Questões Iniciais

O que os investidores buscam quando estão decidindo investir em uma Startup?

O que eles buscam quando estão decidindo como investir seu capital são alguns pontos que relataremos neste artigo.

O número de startups e ideias inovadores aumenta a cada ano, são milhares de startups em operação, assim como ideias e projetos a serem iniciados.

Existem investidores especializados em investir e analisar startups, que buscam as melhores oportunidades para investir seus recursos financeiros e participar dessas soluções inovadoras.

Vamos iniciar com algumas questões que são pilares para os investidores, que são utilizadas para avaliar o potencial e maturidade da startup.

4 questões fundamentais para validar o potencial da startup.

Vou iniciar com 4 questões fundamentais para validar o potencial da startup. 

1. A solução da startup resolve uma necessidade da sociedade? De maneira inovadora e disruptiva?

2. Existem clientes dispostos a utilizarem a solução de maneira consistente?

3. A startup já validou o modelo de negócio e como será o modelo de remuneração? Existem clientes dispostos a utilizarem a solução de maneira consistente pagando pela solução conforme modelo de negócio da startup?

4. Existe força de tração para o crescimento da startup? É possível um crescimento exponencial?

Essas quatro questões são utilizadas para avaliar o potencial e maturidade da empresa, podemos dizer que o investidor primeiro quer saber se a solução oferecida pela startup tem utilidade, se possui clientes, se esses clientes estão disposto a remunerar a startup por isso e por fim quantos clientes a empresa tem potencial de vender sua solução.

Essas questões são o início da análise dos investidores, que podem buscar desde startups iniciando suas atividades (chamadas de investimento seed) quanto investidores que buscam startups que já estão em operação e iniciando o crescimento exponencial (investimento growth).

Essas quatro questões é importante que estejam validadas, ou seja a solução já testada, com clientes reais utilizando e pagando por ela.

O investidor irá buscar entender os potenciais do negócio e o quão validado as premissas da startup estão. Quanto mais validado estiverem as premissas maior a chance da startup ter um investimento.

Além disso os investidores irão avaliar outros pontos qualitativos e financeiros para entender a maturidade da startup e o potencial do empreendedor em operacionalizar as premissas validadas.

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Veja mais conteúdo em vídeo