Estamos no melhor momento para Empreender?

Qual o melhor momento para empreender?

Vamos responder essa pergunta fazendo uma análise histórica da nossa educação básica da gestão empresarial e das tendências por grandes mudanças que estão acontecendo e nossos dias atuais. Por isso, reflete diretamente na saúde das empresas que atualmente é um solo fértil para o empreendedorismo e o intraempreendedorismo.

Educação

Na educação se tirarmos uma fotografia de uma sala de aula no ano de 1916 e outra no ano de 2016 veremos que em 100 anos não trouxeram muitas evoluções. O mesmo formato de sala, apenas um ensinando e muitos aprendendo, o ensino padronizado por idade independente do perfil intelectual e o comportamental do aluno, horários rígidos, os programas de aula padrão por turma e não por aluno e claro o passar de ano prevalece a relação ao aprender.

Pessoas e talentos

Considerando que aproveitamos pouco dos talentos que temos à disposição. Pois, ainda não sabemos lidar com eles, temos chefe mandando e não liderando, em muitas organizações estamos aquém de fazermos gestão de comportamento.

Comunicação

Destoante a esses fatos temos a história da comunicação. Da origem da escrita (4 mil anos antes de Cristo) até a prensa de Gutenberg foram mais de 5 mil anos. No século 19 tivemos uma grande evolução da transmissão a longa distância com: satélite, radio, tv, telefone e meio de transporte. No século 20 dois dos principais marcos foram: computadores em 1943 e a internet, que foi um grande marco do século, sem dúvida. No século 21 grandes inovações já aconteceram como a evolução dos smartphones, o melhoramento dos meios de comunicação, nanotecnologia e tantas coisas que ainda virão.

Porque algumas coisas evoluíram e outras não? Ameaça ou oportunidade?

A discreta evolução da educação gestão empresarial e a grande evolução dos meios de comunicação descritos acima nos permite protagonizar grandes tendências.

Quais são essas tendências de evolução nos negócios?

De acordo com a Globaltrans até o ano de 2030 teremos aumento na demanda de energia em 50%, de água em 40%, de alimento em 35%. A evolução dos dispositivos conectados na rede na internet segundo a Cisco mostrou que em 2009 o número de dispositivos conectados ultrapassou o número de habitantes, ou seja, mais de 6 bilhões de dispositivos conectados e a perspectiva para 2020 de dispositivos conectados passará de 50 bilhões, média de 7 dispositivo conectado para cada habitante essas tendências estão mudando e mudarão ainda mais a nossa forma de fazer negócio e de nos relacionarmos.

Cada vez mais os produtos substitutos estão sendo substituídos pelas soluções e experiências, ou seja, se tivermos a possibilidade de uma solução sem um produto, não precisaremos mais deste produto, como por exemplo: a furadeira (furo), a geladeira (bebida gelada), carro (locomoção), ambulância (atendimento rápido). Focarmos no produto ambulância nunca veremos solução, como um drone que presta primeiros socorros em dois minutos. E tudo isso impacta diretamente nos negócios.

Kodak e a máquina fotográfica digital

Vejamos quem criou a primeira máquina fotográfica digital por mais surpreendente que possa parecer foi a Kodak líder da época em fotografias, em filmes fotográficos. Porque a Kodak não foi líder mundial em fotografias digitais e ao contrário ela sucumbiu no mundo dos negócios?

Isso não é privilégio da Kodak. Pois, 89% das empresas da Fortune 500 do ano de 1995 não estavam mais na lista em 2014.

O que essa mudança rápida e drástica das empresas quer dizer?

As empresas têm dificuldade de lidar com rápidas mudanças se apegando às suas criações, seus produtos e serviços. O que impede de aproveitar grandes transformações e ainda não permite aproveitar grandes oportunidades. Porém, o empreendedor por outro lado é muito mais rápido e flexível a essas mudanças todas. Se pegarmos uns poucos exemplos de grandes empreendedores no mercado atual, como Garrett Camp, Travis Kalanick criadores do Uber. Tales Gomes criador do EasyTaxy. Eles quebraram as barreiras de solução, substituindo produtos e inovaram com o conceito de compartilhamento.

Podemos perceber que os empreendedores têm uma vantagem perante as grandes estruturas.

Podemos citar vários outros exemplos como as grandes estruturas de área, os arranha-céus, os shoppings versus o Alibaba. Como é que o maior shopping do mundo não tem nenhuma loja física? As estruturas de telefonia sendo substituída pelo Whatsapp e tantos outros exemplos.

Por último e não menos importante, que nos ajuda a responder à pergunta do início: Estamos no melhor momento para empreender?

Sim! Hoje temos um ambiente fértil para os empreendedores. Antigamente o empreendedor não tinha muita oportunidade para empreender, ele precisava ter uma ideia, ter um capital, buscar um sócio e focava uma grande indústria para fazer um produto. Porém, hoje com quase todas essas tendências, existem ambientes para o empreendedor, temos as incubadoras, temos aceleradores que apoiam e operacionaliza as grandes ideias com pouquíssimo capital, grandes empresas que investem em um ambiente propício para inovar e empreender. Exemplo: incubadoras como Oxigênio pela Porto Seguro e movimentos como Business Transformation que fomenta a ideia de que o mundo está mudando não de forma gradativa e sim de forma disruptiva.

Conclusão, será que estamos no melhor momento para empreender?

Podemos concluir que a mistura do que pouco evoluiu com o que muito evolui. É ruim para muitos, como as empresas que já faliram, mais as que estão falindo nesse exato momento que você está assistindo esse vídeo. Porém, temos uma infinidade de oportunidades para outros como as startups que hoje são grandes empresas.

Lembre-se as grandes oportunidades só podem ser vista por poucos e claro a evolução da comunicação sem dúvida criou uma plataforma para tudo o que ainda virá por aí. E eu pergunto pra você estamos no melhor momento para empreender?

Junte as sementes das suas ideias, seu entusiasmo e propósito com todo esse solo fértil para começar agora mesmo a ser protagonista do dia de amanhã.

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Veja mais conteúdo em vídeo