Minha empresa está crescendo!
Como me preparar? O que devo fazer?

Ser empresário tem uma única certeza: haverá incerteza sempre, sobre a economia, sobre a aceitação dos produtos, sobre o que os clientes querem, qual o preço, sobre os fornecedores, os riscos, os impostos. Diante de tantas variáveis e a incerteza que o empresário atua, como se preparar para uma oportunidade de crescimento da empresa.

É comum o empresário se sentir inseguro quando surge uma oportunidade de grande expansão, seja por um novo produto que aumenta consideravelmente as vendas, seja por um novo mercado que a empresa começa a atender. Crescer exige do empresário lidar com incertezas maiores daquelas que ele está acostumado a lidar, gerir uma empresa com faturamento de R$ 100 mil por mês com 10 funcionários é diferente de gerir uma empresa com faturamento de R$ 1 milhão por mês e 80 funcionários. A responsabilidade é maior.

o que o empresário pode fazer? Como lidar com a incerteza com responsabilidade.

O empresário tem algumas ferramentas e ações para garantir um crescimento sustentável, responsável e minimizando os riscos da incerteza.

Primeiramente é importante montar uma equipe. É importante o empresário não centralizar toda operação com ele mesmo, quanto maior a empresa mais difícil será ter o controle de tudo o que está acontecendo, tenha bons profissionais, especializados para trabalhar junto.

Fazer um bom plano de negócio, entendendo o mercado, clientes, necessidade de investimento da empresa e viabilidade financeira.

Um dos pontos mais importantes desse plano é entender o potencial do mercado e aceita do produto ou serviço que a empresa oferece, importante validar essas premissas antecipadamente a iniciar uma grande operação. Comece com mercados testes, que possam lhe dar respostas sobre o comportamento do consumido e do produto.

Outro ponto fundamental é entender o preço do crescimento, sempre que existe um crescimento na operação, existem investimentos a serem feitos. Desde investimento em bens, como máquinas, móveis, veículos, etc, como investimento na preparação da equipe e na necessidade de giro da empresa.

A necessidade de giro da operação representa o tempo que a empresa leva entre comprar a mercadoria (ou as matérias primas para produzir a mercadoria), produzir e estocar, vender e por fim receber pela venda. Para cada atividade esse ciclo varia.

Esse ciclo de giro operacional se transforma em um ciclo financeiro ao passo que inserimos o prazo que a empresa consegue negociar com seus clientes.

Existem atividades que o tempo para a operação se transformar em caixa mais rapidamente e casos que demoram mais. Indústrias e empresas que necessitam de mais estoque normalmente tem ciclos mais longos. Empresas que exportam e importam também.

Esse giro exige que a empresário coloque dinheiro na empresa para suportar o crescimento, pois o lucro do crescimento levará um tempo para acontecer.

Outro ponto importante é somando a aceitação do mercado com a necessidade de investimento é o quanto que o crescimento vai agregar de lucro para empresa e verificar quanto tempo que demorará para a empresa recuperar seu investimento, índice chamado de payback.

Outro índice importantíssimo é o retorno do investimento, quanto que o valor investido é remunerado pelo lucro da operação e compará-lo com o risco do negócio.

E COMO UNIFICAR TODAS ESSAS VARIÁVEIS DE MANEIRA OBJETIVA?​

Para saber se entre todos os efeitos positivos de caixa menos os investimentos, riscos e recursos que serão utilizados para geração desse caixa compensam?

O Valuation é uma ferramenta que incorpora todos esses fatores em uma única análise, ponderando todos os efeitos positivos e negativos, e validando se o crescimento está agregando valor para o empresário, assim como entendendo como serão os fluxos de caixa futuros, explicitando os investimentos que serão necessários, preparando o empresário para um crescimento sustentável e responsável, conhecendo os riscos e necessidades que terá para implementar o projeto.

Tem interesse no assunto, acesse nosso site para mais conteúdo sobre Valuation e suas aplicações. 

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Veja mais conteúdo em vídeo