10 fatos que podem interromper uma negociação de venda de empresa
(DEAL BREAKER)

Saiba quais são os 10 fatos que podem interromper uma negociação de venda de empresa (DEAL BREAKER)

Aqui faremos uma reflexão de quais possíveis fatos que podem interromper uma negociação de venda de empresa elencando em 10 fatos mais relevantes. Também conhecido como Deal Breaker, que é o que poderia quebrar uma negociação de empresas.

1. Práticas informais

Esse é um dos principais motivos que interrompem negociações, pois irão gerar um alto valor de contingência (valor calculado para uma possível punição pela prática adotada). Seja no aspecto governamental, documentação básica para funcionamento ou práticas duvidosas adotadas entre empresas.

2. Porte das empresas

Empresas muito pequenas normalmente estão fora do radar dos investidores, pois ela pode dar o mesmo trabalho para a análise e o resultado absoluto pode ser muito menor.

3. Falta de organização das informações

O investidor precisa de informações fidedignas do negócio. Ajustes podem ser feitos, mas informações registradas inconsistentes complicam muito uma negociação. O ideal é que as demonstrações contábeis relatem a realidade da empresa.

4. Dependência excessiva dos sócios na operação

A falta de líderes gestores preparados pode soar que os sócios atuais nunca possam deixar o negócio.

5. Não haver predisposição dos sócios permanecerem

Ao menos por um período de transição – esse é o oposto da anterior. Se os sócios querem sair de imediato do negocio, isso pode soar mal para o investidor.

6. Vendas altas para governo (principalmente no caso de fundos)

O mercado ainda tem precauções sobre alto volume de venda para o governo.

7. Maus resultados históricos e Valuation otimista

A metodologia do Valuation foca em olhar o resultado histórico para projetar o futuro aplicando um risco, então ele tem uma coerência com o histórico e se ocorrer divergência entre esses dois, isso irá comprometer o negócio.

8. Alto nível de endividamento

Principalmente pois o valor final para o acionista (valor da empresa menos dívida) pode ficar abaixo da expectativa dos sócios.

9. Falta de transparência na disponibilização das informações no momento da análise

Como houve a assinatura de um termo de confidencialidade com a parte interessada, a recomendação é que o empresário relate todos os fatos relevantes do negócio, mesmo que eles não estejam nas demonstrações contábeis. Se isso não ocorrer e houver um fato novo no momento da due diligence (auditoria realizada após a assinatura de uma carta de intensão), essa situação pode gerar uma quebra de confiança e atrapalhar a credibilidade da negociação.

10. Outros pontos que podem contribuir negativamente

Existem outros pontos que podem contribuir negativamente, principalmente se já houver alguma das anteriores para uma operação de venda de empresa são:

– Empresa não ser auditada;

– Contabilidade não ser fidedigna;

– Não apresentar bons resultados históricos;

– Não ser um mercado em expansão, como por exemplo educação, tecnologia, serviços financeiros, saúde etc.

Ao Vender ou comprar uma empresa certamente terá algumas dúvidas e deverá sentir certa insegurança com a negociação. Você não precisa passar por este momento sozinho(a), podemos te apoiar nesta decisão entre em contato comigo nos dados abaixo e marcamos uma reunião sem custo algum. 

Baixe Grátis nosso e-book

O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa?

Surgiu a oportunidade de vender uma empresa? Vai com calma…

Saiba quais são as 10 ações essenciais que devem ser tomadas antes de vender uma empresa.

 

Veja mais conteúdo em vídeo